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PROSCÊNIO: Corpo e Cena na Contemporaneidade

Para uma dramaturgia do corpo. Análise e caracterização do corpo enquanto linguagem cénica na criação artística espectacular

Cláudia Marisa Oliveira, professora e pesquisadora da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (Instituto Politécnico do Porto) e Instituto de Sociologia (Universidade do Porto) - Portugal

RESUMO: Neste trabalho é reflectida a possibilidade do corpo em cena se constituir como linguagem dramatúrgica capaz de, através da (re)criação da realidade, atribuir sentidos e significados às trajectórias individuais e interpessoais de intérpretes e espectadores, numa dialéctica entre o vivido e as suas representações. O principal fundamento para essa reflexão encontra-se em estudos sobre as artes cénicas, que afirmam a não existência de um processo único de análise de espectáculo, mas antes uma pluralidade de metodologias que exprimem diversos modelos de criação e recepção, numa relação participativa e interactiva. Tendo em mente estes pressupostos, procurámos analisar a adesão afectiva do espectador pelo vivenciado na obra História do soldado (Stravinsky e Ramuz), que remontámos na dupla perspectiva de produção artística e de laboratório experimental. As características genéticas da obra, convocando as três linguagens espectaculares: música, dança e teatro, constituíram em si mesmo motivos suplementares para procurar identificar os repertórios emocionais dos espectadores, tentando captar esquemas corporais de relação com a cena. Com base em argumentos amplamente desenvolvidos na dissertação, propomos um plano experimental, visando a captação dos mecanismos através dos quais intérpretes e espectadores constroem a sua identidade em torno de um “corpo cénico” comum.
Palavras-chave: dramaturgia; análise de espectáculo; corpo cénico.

ABSTRACT: This project reflects over the possibility of a body on stage becoming a dramaturgic language that is capable, through the (re)creation of reality, of attributing sense and meaning to the individual and interpersonal trajectories of performers and the audience, in a dialectic between life and its representations. The main reason for that reflection is found in studies about scenic arts, which state the non-existence of single process to analyse a performance; however several methods exist that express diverse creation and reception models, in a participating and interactive relation. Bearing in mind these premises, we have tried to analyse the spectator’s affective adhesion to the work História do soldado (Stravinsky and Ramuz), which we have reconstructed in the double perspective of artistic production and experimental laboratory. The original characteristics of this work, assembling the three languages of the spectacle – music, dance and drama – constituted the supplementary reasons for identifying the spectator’s emotional repertoire, trying to capture body schemes related to the scene. Based upon arguments largely developed in the dissertation, we suggest an experimental plan aiming to capture the mechanisms through which interpreters and spectators build their identity around a common “scenic body”.
Keywords: dramaturgy; performance analysis; scenic body.

Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador

Walter Lima Torres Neto, diretor e professor de Estudos Teatrais no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, em Curitiba

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo colaborar com os estudos sobre a encenação teatral no Brasil e Portugal. Para tanto, ele procura demonstrar a relação entre as diversas modalidades de procedimentos acerca do trabalho do coordenador do espetáculo teatral: ensaiador, diretor e encenador.
Palavras-chave: ensaiador; diretor; encenador; dramaturgia; cena.

RÉSUMÉ: Le but de cet article est de contribuer pour les études de la mise en scène au Brésil et au Portugal. On cherche ici démontrer les rapports entre les diverses modalités de procédures a propos du travail du coordenateur du spectacle theatral: repétiteur, directeur, metteur en scène.
Mots-clés: repétiteur; directeur; metteur en scène; dramaturgie; scène.

ABSTRACT: This article has the objective of colaborating with the studies about brazilian and portuguese art-directing. The text looks forword to demonstrate the relation between diferent modalities of directing: repétiteur, director, metteur en scène.
Keywords: repétiteur; director; metteur en scène; play; dramaturgie.

Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos

Marcia Strazzacappa, artista da dança e pedagoga. Doutora em Artes pela Universidade de Paris, França. Professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq

RESUMO: Seria a Educação Somática um método de reabilitação corporal? Ou trata-se de uma terapia corporal? A Educação Somática tem apenas fins terapêuticos e corretivos ou também pode ser usada com fins profiláticos e preventivos? Poderia a Educação Somática ser empregada para a criação coreográfica cênica? Essas são algumas das questões que nortearam minha pesquisa de doutorado e conduziram a uma investigação anterior sobre a gênese dessas técnicas e suas possíveis aplicações. No presente artigo, compartilho com o leitor resultados do estudo, no qual são apontados os conceitos fundadores da Educação Somática.
Palavras-chave: educação somática; gênese; criação coreográfica; técnicas corporais.

ABSTRACT: Would Somatic Education be a method of rehabilitation? Or is it a body therapy? Has Somatic Education only corrective or therapeutic purposes or can it also be used with prophylactic and preventive purposes? Could Somatic Education be used to create choreographies? These are some of the questions that guided my doctoral studies and led to a previous research on the genesis of these techniques and their possible applications. This article shows the study results about the founding concepts of Somatic Education.
Keywords: somatic education; genesis; choreographic creation; body technique.

Prise en compte des enjeux esthétiques et de santé en danse contemporaine professionnelle: paroles de chorégraphes, interprètes et répétieurs

Sylvie Fortin, coreógrafa, professora e pesquisadora do Departement de Danse da Université du Québec à Montréal, Canadá

RÉSUMÉ: Dans cet article, j’aborde comment la santé est négociée selon plusieurs aspects de la pratique professionnelle de la danse. Alors que plusieurs chorégraphes, en sous-texte de leurs oeuvres, dénoncent des injustices humaines, nous pourrions escompter une considération de la santé et du bien-être des artistes qui donnent corps à ce regard sur le monde. Nos résultats d’entrevues auprès d’une quarantaine de chorégraphes, répétiteurs et interprètes professionnels s’apparentent toutefois à ceux d’autres études en regard de la passion et de la vocation souvent évoquées pour expliquer les atteintes corporelles auxquelles consentent les artistes.
Ces derniers sont même parfois fort résistants à de nouvelles façons de penser et de vivre leur art. De nos entrevues est clairement apparu un discours dominant axé sur la préséance de l’oeuvre et le dépassement des limites corporelles. Si la danse contemporaine est née en réaction au codes du ballet, elle continue à perpétuer une culture du silence face aux souffrances physiques et à la détresse psychologique des interprètes.
Mots-clés: Danse, Santé, Souffrance, Éducation somatique, Esthétique, Passion

ABSTRACT: In this article, we try to understand how health is negotiated in relation to various aspects of professional dance based on our interviews with over forty artists in the professional dance milieu in Montreal, Québec, Canada.
Health and aesthetics are interrelated concepts since how dancers come to regard their health is a matter of socialization in a milieu that values surpassing of oneself and precedence of the choreographic work. The development of any creative process invites choreographers and dancers to take risks and engage in many unknown aspects. Unfortunately, a critical appreciation of the creative process, in terms of physical and mental health is the exception rather than the rule. Dancers are passionate and accept silently physical and psychological challenges.
Keywords: dance, health, somatic education, aesthetic, suffering, passion

Formação nas artes cénicas em Portugal: a preparação corporal do intérprete em diferentes tipologias de ensino

Ana Cristina D’Andrea Galmarino, performer, pesquisadora do CNPq e professora do PPGAC/ Universidade Federal da Bahia

RESUMO: Este artigo, realizado através da participação nos Seminários Transculturais Corpo e Cena na Contemporaneidade, promovidos pelo PPGAC da UFBA, tem como ponto de partida o estudo intitulado Formação e profissionalidade nas artes cénicas, interfaces das dimensões pedagógica, artística e sócio-cultural: tendências actuais em Portugal, concretizado entre os anos de 2002 e 2008 no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, ramo Educação e Desenvolvimento, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com orientação do Professor Doutor Sérgio Grácio (o projecto contou com uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) a partir de outubro de 2007) . Em tal estudo exploramos a apreensão sociológica de práticas artísticas e artísticoformativas em Portugal, articulada com uma abordagem pedagógica da formação nas artes cénicas, com a finalidade de analisar as suas implicações no desenvolvimento local. Para o presente artigo seleccionamos tópicos relacionados com a actividade de escolas que respondem pelo ensino das artes cénicas, evidenciando projectos formativos e abordagens do corpo.
Palavras-chave: Formação em artes cénicas e novas tendências na abordagem do corpo.

ABSTRACT: This article, carried out through the participation in the Body and Scene in Contemporaneity Trans-cultural Seminars (Seminários Transculturais Corpo e Cena na Contemporaneidade), promoted by PPGAC at UFBA, has as starting point the study entitled “Training and professionalism in performing arts, interfaces of pedagogical, artistic, social and cultural dimensions: current trends in Portugal”, that was materialized between the years 2002 and 2008 under the Doctorate Programme in Educational Sciences – branch of Education and Development – from the Faculty of Social and Human Sciences (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) at the Universidade Nova de Lisboa, under the guidance of Professor Dr. Sérgio Grácio. In that study we explore the sociological grasping of artistic practices and artistic training in Portugal combined with a pedagogic approach to the training in performing arts, in order to analyze its involvement on local development. For the present article we have selected topics associated with the activity of schools that are responsible for the teaching of performing arts, pointing out training projects and approaches to the body.
Keywords: Training in performing arts and new trends towards the body approach.

Warwick Long: articulando Feldenkrais nas artes cênicas

Melina Scialom, Bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP. Bailarina, performer e mestre pelo PPGAC/UFBA

RESUMO: Warwick Long, neozelandês e atual professor da Université du Québec em Montreal e Concordia University no Canadá, esteve no Brasil durante os Seminários Transculturais em Teatro e Dança para ministrar workshops envolvendo sua prática com o Método Feldenkrais. Durante dois dias, as aulas abertas à comunidade participante do evento trouxeram um pouco do que é possível criar e trabalhar com base no Método de Educação Somática desenvolvido por Moshé Feldenkrais.
Palavras-chave: artes cênicas; Educação Somática; Feldenkrais.

ABSTRACT: Warwick Long, natural of New Zeland is professor at the Université du Québec in Montreal and Concordia University in Canada. He was in Brazil during the Transcultural Seminars in Theater and Dance and offered workshops to the participants of the activities of the Seminars. During two days he presented possibilities of creating and working artistically associating the Somatic Education Method developed by Moshé Feldenkrais with his personal experience.
Keywords: performing arts; Somatic Education; Feldenkrais.

 

 

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Para uma dramaturgia do corpo

Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador

Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos

Prise en compte des enjeux esthétiques et de santé en danse contemporaine professionnelle: paroles de chorégraphes, interprètes et répétieurs

Formação nas artes cénicas em Portugal: a preparação corporal do intérprete em diferentes tipologias de ensino

Warwick Long: articulando Feldenkrais nas artes cênicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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