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SALA DE ENSAIOS: Cinema e cena

Cinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa intercultural

Natália Ramos, doutorado em Psicologia Social realizado na Universidade de Paris V. Professora e pesquisadora na Universidade Aberta de Lisboa e diretora do Mestrado em Comunicação e Saúde.
José Francisco Serafim realizou o doutorado em Cinema Documentário na Universidade Paris X – Nanterre. É atualmente professor e pesquisador na Faculdade de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.

Foto: José Francisco Serafim

RESUMO: Destaca-se neste texto a importância, características e vantagens da metodologia fílmica na pesquisa e na interdisciplinaridade. Salientam-se igualmente alguns princípios e procedimentos metodológicos, técnicos e analíticos sobre a utilização da imagem documental na pesquisa. Após um rápido panorama histórico e metodológico sobre o filme documentário, desde o surgimento do cinematógrafo em 1895 na França, passando por dois de seus maiores representantes, Robert Flaherty e Dziga Vertov, busca-se mostrar o interesse deste aporte metodológico. Este inclui a imagem estática e em movimento nos trabalhos acadêmicos e foi iniciado pelos pesquisadores Margaret Mead e Gregory Bateson nos anos 1930, seguidos por pesquisadores franceses tais que Marcel Griaule e Jean Rouch, nos anos 1930 e 1940, vindo a se tornar uma disciplina, no sentido amplo do termo, quando a pesquisadora Claudine de France publica o texto Cinema e antropologia no final do anos 1970. A partir deste momento,
esta nova disciplina, a antropologia fílmica, começa a ser um instrumental valioso para a compreensão do Homem e das atividades humanas em situação de pesquisa.
Palavras-chave: Cinema documentário; pesquisa; metodologia fílmica.

ABSTRACT: This text focuses on the importance characteristics and advantages of the filmic methodology in research and in interdisciplinary studies. It points out too some principles and methodological behaviours, techniques and analytics about the use of the documentary image in the research. Initially, there is a short historical and methodological review on documentary film, from the beginning of the cinematograph in 1895 in France, going through two of its major representatives – Robert Flaherty and Dziga Vertov. Then, we demonstrate the interest for methodological approach which includes still image and in movement in academic works. This methodology, started by the researchers Margaret Mead and Gregory Bateson in the 1930s, followed by the French Jean Rouch in the 1940s, became a field of study on its own when researcher Claudine de France published her text “Cinema and anthropology”, at the end of the 1970s. From then onwards, this new discipline – filmic anthropology – became a precious tool for the understanding of Man and human activities in research situation.
Keywords: Documentary film; research; filmic methodology.

Dogville: um estudo do espaço fílmico/cênico pós-moderno

Maria Helena Braga e Vaz da Costa, professora e pesquisadora do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

RESUMO: Considerando as novas tendências estéticas que vêm tomando força e provocando mudanças formais nas representações artísticas dos últimos anos resultantes, sobretudo, de um momento dito pós-moderno, este trabalho pretende discutir sobre as questões relativas à construção e representação do espaço no filme Dogville (Lars Von Trier, 2003). Levanta-se aqui a hipótese de que em Dogville a versatilidade do seu espaço fílmico/cênico – não obedecendo apenas aos princípios, códigos e convenções fílmicos, mas repensando-os em articulações com aqueles do teatro – o torna “híbrido” e constrói uma proposta de “teatralização fílmica”, baseada em uma nova estética que reconfigura a noção de verossimilhança tão cara à reprodução fotográfica.
Palavras-chave: híbrido; espaço cênico; verossimilhança.

ABSTRACT: Given the new aesthetic trends, that are taking power and causing changes in the formal artistic performances in recent years, often called post-modern times, this work intends to discuss the issues concerning the construction and representation of space in the film Dogville (Lars Von Trier, 2003). The hypothesis is that in Dogville the versatility of its film performance space – not only according to the principles, codes and conventions of film making, but also to them of theater practicing – makes it “hybrid” and build a proposal of “filmic dramatization” based on a new aesthetic that re-configures the notion of verisimilitude so dear to photographic reproduction.
Keywords: hybrid; performance space; verisimilitude.


 

 

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Cinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa intercultural

Dogville: um estudo do espaço fílmico/cênico pós-moderno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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